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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Montando uma agência de internet.

Este é um artigo muito interessante do Raphael Jordany, do blog raphaeljordany.com. Explica detalhadamente como montar uma agência de internet e da dicas que vão desde valores até publicidade. Muito legal pra quem ta começando na area, ou pensa em montar uma empresa e ganhar um pouco a mais.


Olá Visitantes, hoje vou falar sobre como ter uma agência de internet, mas é claro não sou nenhum Max Gehringer , vou contar minha experiência de vida nessa área.

Mercado
Se você está com interesse de montar uma ag. é importante começar a sondar o mercado. Faça uma lista das empresas que atuam no mercado em geral e no seu estado. Assim você consegue acompanhar as tendências e saber o que está sendo feito no mercado.

Depois de ter feito essa lista, separe as agências por relevância, as que se destacam por qualidade ou as que tem um trabalho péssimo, entre outras opções…

Coloque em um papel o porque você quer montar uma ag. e quais os seus diferenciais, o que vai fazer o cliente escolher você e não seu concorrente.Tente não querer abraçar todas as áreas existentes no mundo, tenha foco. Exemplo: Vamos supor que você escolha trabalhar com site. Mas um certo dia aconteça de um cliente perguntar se você faz outdoor ou marca, e você responde que: SIM. Não faça isso, diga que não faz, para não perder seu foco que é trabalhar com site. No entanto, não deixe o cliente na mão, diga assim: “eu não atuo nessa área, mas tenho empresas parceiras para executar esse trabalho”, com isso você não vai ter o trabalho, não sai do seu foco, e ainda ganha no intermédio. Ao indicar um cliente a uma empresa você ganha em cima da sua indicação. Vamos supor que seja 10% em cima de cada trabalho indicado.

Você pode dizer: "Raphael eu consigo fazer isso facilmente!"  Mas agora eu te digo: "Ai é onde mora o problema, se não tiver foco, começa a perder prazo e se queimar no mercado, sem necessidade."

Valores no mercado.

Na minha época de faculdade, meus colegas de sala sempre entravam em debatendo sobre o mercado. O assunto abordado era a valorização do trabalho no mercado. O qual tinham a opinião de o mesmo não ser valorizado, que empresa X cobrava muito pouco por um serviço Y. Na época eu pensava assim também. Com o amadurecimento percebi que você é quem determina seu público alvo, e consequentemente o público alvo é quem determina o valor e a qualidade do material final.

Um exemplo fictício: Vamos supor que a empresa CDC cobre R$80,00 por uma marca para o cliente João. Isso não quer dizer que uma marca vai valer R$80,00 somente, e sim que o público alvo da CDC são de pessoas com poucos recursos ou talvez com pouca visão de empreendedorismo.

Se você chegar para João e cobrar R$1.000,00 por uma marca, ele vai te xingar de tudo que é nome, porque ele não é o público alvo que você quer atingir. Para João é um absurdo investir R$1.000,00 em uma marca.

Você pode até alto se defender alegando suas razões por tal preço, citando a necessidade de executar pesquisas de mercado, verificar concorrentes do cliente, fazer estudo de marca, manual de uso, papelaria, e tudo isso leva tempo, consequentemente dinheiro. João não vai compreender isso, e vai continuar te xingando.

No entanto, tem casos também de clientes que pagam R$40.000,00 em uma marca. Ai você pensa: "Vai ser grana fácil".  Mas eu te digo: "Claro que não". Você tem que ver se tem capacidade de atender um cliente desse porte. O projeto dele requer tanta responsabilidade e experiência que você possa não ter e conseguir falir a empresa do cliente.

Definindo o seu valor

Não é uma tarefa fácil. Definir valores é o principal para sua empresa. Só lembrando o que estou falando é simplesmente experiência. Pra definir valores a primeira coisa a fazer é: quanto você quer ganhar por mês, depois veja quanto você gasta de energia, aluguel, água, telefone e internet”banda, servidor de hospedagem, e-mails” e reserva de dinheiro para fluxo de caixa por mês. “Você pode fazer previsões desses valores pra poder ter uma base”.

Isso é o início. Quando for evoluindo você vai somando os outros gastos a esse cálculo. Exemplo de possíveis gastos futuros: gasolina, funcionários, equipamentos, motoboy, publicidade, papelaria, mobília, cursos, 13º, férias e etc… 

Vamos fazer um cálculo fictício: Supondo que eu queira ganhar no mês R$1.000,00 e tenho os gastos de:
Energia: R$250,00
Aluguel da sala: R$500,00
Água garrafão: R$20,00
Telefone+Internet: R$150,00
Servidor: R$30,00
Gasolina: R$200,00
Papelaria básica: R$30,00
Somando um total de: R$2.180,00

Agora sabemos em média no mínimo que precisamos para somente manter a empresa funcionando.
O mês tem 30 dias, os quais dos 30 temos 4 domingos, que não trabalhamos. Temos também 4 sábados, onde trabalhamos somente meio expediente. 

Obtemos um total de 24 dias úteis. “Isso sem contar feriados”. Lembrando que em 1 dia você trabalhe 8hs.
Agora, fazemos o total dos gastos, dividido por dias, dividido por horas.

Feito isso sei que para ganhar R$2.180,00, minha diária de trabalho tem que ser R$90,80 e minha hora de trabalho seria R$11,36. Fácil, fácil.…  esse cálculo é interessante pra você saber o quanto pode ser cobrado por seu trabalho.

Só lembrando, é muito importante você colocar o seu “salário” nos gastos da empresa, porque você não trabalha de graça, você tem que se alimentar, comprar roupa, sair e etc… Tem que ter uma grana no fim do mês. 

Outro ponto importante é que quando você monta seu próprio negócio você quer ficar 24hs, virar noite, levar colchão para poder entregar nos prazos. Não faça isso!! Saiba que você tem que ter outra vida além do trabalho, quando isso acontece quer dizer que você não esta planejando nada ou seja não está se organizando.


Quanto Cobrar

Um momento bom: Cobrar… rssss!!! Algumas coisas você tem que levar em conta antes de dar seu preço, abaixo vou por algumas em pauta.

1- Taxa de nota fiscal: geralmente são 7% do valor final “é bom sempre ter a nota fiscal”.
2- Forma de pagamento: a vista? 50% e 50%? parcelado?
3- Intermediários: “quem te indicou o cliente” geralmente de 10% à 30%.
4- Tipo do cliente: é bom verificar se o cliente é bom ou ruim pagador. Nem sempre o quem tem uma empresa grande que é “rico” é bom pagador, já tive uns que faz um ano que estou tentando receber ainda.
5- Cliente: pessoa física, jurídica ou governo? Se for governo dobre o valor, eles nunca pagam no dia, geralmente só depois de uns 4 meses as vezes um ano…rsss.
6- Tempo para executar o trabalho
7- Terá algum freelance: “serviço de terceiros".
8- Tempo para executar o serviço: “tem clientes que querem pra ontem”.
9- Custos para executar: “gasolina é um. Você tem que ir no cliente ao menos”.

Sabendo dessas dicas acima, fica fácil fazer o cálculo. Vamos ao nosso exemplo:

Supondo que o cliente quer um site, e que vou gastar 15 dias para executar ele completamente, dai já temos o nosso valor inicial: 15 dias x minha diária R$90,80 = R$1.362,00. Meu cliente é um bom pagador, caso não seja some mais uns 10% ao valor. Eu não sei recortar, vou ter que contratar um freelance. Terá que orçar o valor com ele, vamos supor que ele me cobrou R$300,00. O cliente quer para ontem, por isso, vou ter que acelerar a produção, vou ficar um pouco a mais na ag.. Somo o custo de horas a mais no job. Tenho um intermediário somando mais 10%. Tive custos de gasolina, papel, envelopes, um total de R$60,00 reais.
Vamos ter nota fiscal, total + 7%.  Vamos lá:
1.362+300+60+10%”172”+7%“120”=  total de R$2.014,00. O site vai custar para o cliente R$2.014,00. 

Tem um detalhe interessante. Tem casos que o cliente chora, caso você tenha que tirar algum valor do seu valor final, você vai ter que eliminar algum processo, 1 real que seja, sempre faz diferença.
O que falei acima é o básico. Geralmente é importante você oferecer um serviço mensal ao cliente, é bom para ele, garante qualidade, e bom para você ter uma renda fixa mensalmente.

Lembrando, um trabalho não começa no computador. Existe o namoro com o cliente, tem que visitar, fazer briefing, brainstorm, raughs, arquitetura do site, layout, levar para apresentar, aprovar, cortar, montar, programar, instalar, apresentar, fazer correções e etc.



Cliente 

Conseguir clientes não é tão difícil quanto parece. Quando se esta começando você tem que apelar para tudo. Geralmente nosso ponto forte é o marketing de formiguinha, o famoso boca a boca, é um marketing bom, porém demoradíssimo.

Para começar construa um site interessante para sua ag.. Não queira fazer o design surreal, altamente tecnológico, faça um site simples, mas muito bem apresentável. Lembre-se que seu cliente quer poupar tempo, quer olhar e ter a informação de forma fácil. Coloque alguns trabalhos que já foram executados.
No inicio sempre é difícil, tente fazer site para ongs, você não vai ter lucro, mas vai ter portfolio, sem falar que vai estar ajudando pessoas que precisam.

Faça uma lista contendo seus possíveis alvos. Pegue seu carro rode na cidade, anote os nomes de hospitais, restaurantes, hotéis, motéis, tudo… chegue em casa, busque o endereço de cada um, verifique se eles já possuem site. Caso não tenha, ligue para a empresa como quem não quer nada e pergunte qual o site dela. Se realmente não tiver site, já marque esse cliente como alvo, se os outros já tiverem site, não desanime, verifique se o site esta atualizado, se a forma que a empresa esta usando para atingir os clientes esta correta, tudo isso são armas para conquistar um novo cliente.

Feito isso com o tempo você vai criando nome, e o próprio boca a boca aumenta lhe dando mais credibilidade. Quando você já tiver uma carteira de clientes boa, comece a participar de licitações.
Uma outra forma boa de conseguir clientes é fazendo parcerias com agências de publicidade. Porque tanto você pode indicar eles como eles podem indicar você, claro, para isso você tem que ter bons trabalhos.

Lembrando: "O prazo é fundamental na relação com o cliente. Perca seu cabelo mas não perca o prazo, tente entregar antes do prazo, com isso você só ganha, o cliente fica muito feliz e satisfeito, sem contar que você ganha diárias do seu orçamento".


Clientes Sazonais

Uma boa forma de adquirir clientes, é a estratégia. Depois de feito a lista citada no tópico acima, vamos separar os clientes por mês de investimento, “COMO ASSIM?”.

Vamos lá!!! Tem clientes que não investem a qualquer momento. Um exemplo são as escolas. Geralmente o melhor mês para “atacar” esses clientes são próximo do fim e meio do ano, POR QUE???  Durante o ano a escola esta ensinando os alunos que ela já tem. No final do ano ela tem que procurar conquistar novos alunos e tentar manter os que já tem. Por tal motivo é importante para uma escola investir no final do ano.O investimento da escola pode ser feito na confecção ou melhoramento do site ou em publicidade online”banners, newsletter, redes sociais”.

Outros clientes com esse mesmo sentido são as festas. Exemplos: carnavais fora de época, São João, festas em interiores.

Tem outros melhores, você ganha menos mas tem uma maior quantidade, que são os encontros, palestras ou feirões, sempre tem que ter. E o melhor é que necessita de um hotsite para divulgar e gerar cadastro de interessados.

Contabilidade, funcionários e Contratos

Não vou abordar esse assunto porque ele é muito técnico é importante você tirar suas dúvidas com um contador e um advogado. Não deixe de se informar é importante ficar por do assunto.

Controlando Caixa

Parte gostosa da empresa, rsss. No entanto, nós designes sabemos criar e não administrar necessariamente. É fundamental ter uma boa administração, o melhor seria ter um apoio de um profissional da área. Como venho dizendo: "Estou dando dicas para quem está começando agora".

O programa de caixa é o pilar central de sua empresa. Esqueça photoshop, flash, esqueça tudo. Começar sem ter um soft de caixa você não vai para frente. Antes de começar a fazer seus sites, entre em um site de download, como por exemplo: o baixaki ou superdownloads. Va na categoria financeiro e faça um download de um programa para administrar seu caixa. Quando comecei eu utilizava um caixa feito no Excel, “desenvolvedor em php, as3, Delphi e usando Excel, rsss… Casa de ferreiro espeto de madeira ” esse soft foi feito por amigos, vou por ele aqui para download, muito simples mas da um resultado bom.

Monitorar o caixa vai lhe ajudar a não se perder nos dias que você tem que receber de seus clientes, como também no seus pagamentos. Analise-o diariamente se possível para fazer previsões do que vai entrar. Caso na sua previsão a receita ficar menor do que o previsto no mês é a hora de correr atrás de novos clientes.

Referências 

Todo material que você puder absolver para melhorar seu desempenho é importante. Um ótimo local para aprender mais sobre administrar seu próprio negócio é o SEBRAE. Existe um curso para gerenciar empresa, muito bom. Busque sempre na internet matérias relacionadas a esse tema.
Notas Finais

Muita dica foi passada. Sei que o trabalho é árduo, mas é gratificante. Se você tiver pensando em montar sua própria empresa visando uma renda grande inicialmente, não se iluda, uma empresa só começa a dar lucro em média depois de 1 a 3 anos, antes disso digamos que você vai ralar muito.

E quanto maior seus desejos de crescer é interessante como tudo crescer junto. Porque a medida que o lucro da empresa crescer as dividas também crescem. Lembro como hoje quando comecei tinha problemas pequenos, gastos que dava uns R$1.500,00, e o lucro que dava uns R$2.000,00. Quis evoluir e evolui. Conquistei clientes melhores, investi, contratei pessoas, eu vi minha empresa crescendo e minha receita também, pois de R$2.000,00 foi para R$12.000,00. Porém os gastos para R$9.0000 e os problemas vão ficando maiores, porque as responsabilidades são maiores. Como falamos a cima quanto maior o cliente maior a responsabilidade. E por ai foi, esses acontecimentos foram interessantes.

Antes de querer montar uma empresa é importante ter experiência na área. Caso não tenha muito conhecimento, junte-se a outras pessoas e monte uma sociedade. Tente sempre manter contato com pessoas que contenham mais "bagagem" do que você, sem dúvida irá aprender mais.

Ter empresa não é fácil. Mas é prazeroso, é ÓTIMO ter seu próprio negócio. Mas se você montar sua empresa para disputar simplesmente por preço, não monte, tente sempre não prostituir o mercado, tente sempre ter amizade com seus concorrentes, o mercado é muito amplo, existe muito nicho a ser explorado, por isso não prejudique o próximo, tente sempre crescer junto com ele, o mercado competitivo por qualidade é bom para todos.

Boa sorte, espero ter ajudado.

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