Saudações

Aqui no Web Design e algo mais você encontra informação, artigos, tutoriais e tudo mais do universo de desenvolvimento web, tudo de forma fácil e prática, mas não deixando a qualidade de lado.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Falando um pouco sobre web design

Introdução ao web design

O web design nada mais é que a criação de design para a web (o próprio nome já diz). O foco do web design, é desenvolver peças criativas, projetos de web sites e todo tipo de documento para aplicativos na internet.
O desenvolvedor web é responsável por criar a comunicação entre o utilizador e o conteúdo disponível na web. Quando olhado por este aspecto, não pensamos no design do projeto, mas também no que fará o projeto funcionar, a programação.
Segundo artigo de widipédia, web design é definido da seguinte maneira:

O web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da web.
O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, usabilidade, acessibilidade entre outros.
A preocupação fundamental do web desing é agregar os conceitos de usabididadecom o planejamento da interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.”

PS: todos os comentários em “” foram tirados do mesmo artigo da widipédia.

Planejamento de um projeto para a web

O planejamento de um projeto para a internet contém os seguintes passos:
Coleta de informações primárias (informações que o cliente tem sobre o a empresa, o mercado, os clientes e concorrentes) e secundárias (informações que devem ser procuradas em outras fontes, como sites de concorrentes, sites, fóruns e blogs que falem do assunto). 

Definição dos objetivos do site – para que o cliente quer o site? 

Quais são os objetivos do site?
Qual o público que ele vai atingir?
Quais os sites e blogs esse publico costuma acessar, para que se possa criar uma parceria?
Como simplificar ao máximo o layout, para facilitar ao máximo a navegação e ao mesmo tempo não deixar o site sem graça?
 
Definição da estrutura do site – quantas páginas o site terá e qual conteúdo? 
 
A estrutura, também conhecida como arquitetura de informação, do site deve contemplar seu objetivo, tornando a experiência do usuário a mais confortável e fácil possível, chamamos isso de usabilidade. Deve-se planejar a estrutura de forma que o usuário obtenha facilmente a informação ou serviço desejado. Hoje em dia são inúmeras as formas que um site pode adquirir e a criatividade continua ser o grande diferencial na produção de web.”
Nessa fase, vale conhecer o gosto do cliente, seus sites favoritos, sites similares à sua idéia, coisas do tipo.

Definição do layout do site 
 
O layout precisa transmitir a informação desejada com eficiência. É preciso que o layout seja um elo de comunicação com o usuário, que sua linguagem seja condizente com o objetivo do site. Conhecer heurísticas de usabilidade é fundamental para se gerar layouts para a web.
Cada elemento inserido em um website deve ter um objetivo, a perfeição de um website se atinge quando não há nada a ser retirado e não quando não há nada mais a ser inserido.
A maioria dos layouts antigos dos sites da Web eram feitos com tabelas na linguagem HTML, porém esta forma é inapropriada pois tabelas devem ser utilizadas apenas para exibir dados tabulados. Entretanto existem layouts que são completamente produzidos sem a presença de tabelas, são os famosos 'tableless - linguagem CSS' e esta sim é a melhor forma de estrutura para layouts.
Tableless não pode ser entendido como na tradução livre, que seria literalmente 'sem tabelas'. Tableless é um conceito e deve ser entendido como aplicação das webstandards (normas da web desenvolvidas pela W3C).”

Existem hoje ótimos softwares para construção de layouts, se bem que é possível montar um layout a partir do próprio CSS-Tableless. 
 
Pensando em softwares, eu recomendo o Fireworks (versão atual=CS5), que traz um ótimo resultado em layout em nos arquivos ,png ou .jpeg que serão criados. Não podemos dispensar também o Illustrator (versão atual=CS5) e o Corel Draw (versão atual=X5), que são ótimos vetorizadores. O Flash (versão autal=CS5) é o mais usado quando falamos de criar animações e o Photoshop (versão atual=CS5) o melhor editor de imagens. Alguns usam e preferem o Corel Photo (versão atual=X5) para edição de imagens, mas pra mim, nada bate o poderoso editor de imagens da Adobe.

Aprovação do cliente 
 
Nunca passe da fase do layout sem a prévia aprovação do cliente. É gastar tempo atoa. E como tempo é dinheiro, acaba-se jogando dinheiro fora.

Desenvolvimento do projeto

Depois de aprovado o layout, começa a programação. Se for um site simples, HTML básico resolve, talvez um formulário em JavaScript. Se for algo mais avançado, você precisará usar uma linguagem de programação, como ASP, PHP, Cold-fusion, ActionScript, Delphi, o já sitado JavaScript entre outros. É interessante conhecer todas as linguagens, mas é bom se especializar em uma.
Você pode desenvolver apenas com um documento de textos (normalmente o bloco de notas) ou usar um editor de HTML, como o Dreamweaver ou Front Page.

Entrega do projeto ao cliente

Muitas vezes você fará o site e o cliente não saberá como colocá-lo no ar (ta, a grande esmagadora maioria das vezes), então, cabe a você fazê-lo.
O cliente passa pra você o endereço ftp e senha, e através de um programa de upload você coloca os arquivos na net. Eu recomendo o FileZila, é gratuito e você acha fácil no baixaki.com.br e similares.

Agência x Eugência

É comum hoje Agências de Internet (empresas que trabalham em criação de projetos para a web) terem profissionais para fazer o design do projeto, e outros profissionais para fazer a programação do projeto. Esta situação é bem diferente dos Eugências (pessoas que trabalham sozinhas, muitas vezes em casa, e fazem o design e a programação do projeto).

A diferença entre o desenvolvimento de uma agência e de uma eugência é muito grande, mas em cada um dos casos o contratante (aquele que paga para ter sua empresa ou ele próprio no ar) tem vantagens e desvantagens.

Agência: o contratante encontrará um serviço mais organizado, com cada profissional pronto para realizar sua função e entregar um resulto final de acordo com o que foi proposto. Isso é muito bom. Então, o que não é bom? O 'eu sou o cara', pequeno sentimento que cresce de acordo com o crescimento profissional do sujeito. Muitas vezes as agências (e seus profissionais) tentam empurrar para o cliente o que eles acham que está certo. Se alguém-cliente tenta dar palpite na cor, modelo ou qualquer outra coisa, coitado... fica meia hora ouvindo sermões técnicos que ele não entende nada. 
 
Atenção: isso é uma realidade em muitas empresas, mas não reflete o universo das agências que desenvolvem para a web. Existem muitas empresas que respeitam o gosto do cliente e sabem achar o meio termo entre o que o cliente quer e o que ele precisa receber (noções básicas de marketing).

Eugência: o contratante receberá o serviço mais rápido, pois uma pessoa trabalhando com a idéia definida não precisa passar pela aprovação de outros setores, é ela e ela mesma. Muitas vezes o serviço será de qualidade, mas dependendo de quem é o camarada-colega-desenvolvedor web, o trem fica feio. Mas por que?

Respondo: hoje em dia, com a grande expansão da internet, é facil um cara sem ter o que fazer cair sem querer em um site que ensina a desenvolver sites (como o blog em que você está agora), ler umas três matérias de HTML (linguagem mãe do desenvolvimento web) e achar que é um web design profissional. Ai chega o cliente, pergunta quanto fica pra fazer um site? Nosso camarada-colega-desenvolvedor web recém formado em HTML (curso rápido de três matérias no blog) diz: R$ 200,00. O cliente pergunta: mas da pra por formulario, newsletter, banner animado em flash e 20 paginas de conteudo? La vai o querido amigo e diz que da. Conclusão: ele entrega uma porcaria e mancha o nome dos profissionais que dão duro e precisão cobrar um preço justo por isso.

Mas e aí, o que é melhor: uma empresa ou um profissional que trabalha sozinho. Resposta: os dois, desde que o trabalho seja realizado com qualidade, e os profissionais lembrem que estão desenvolvendo para alguem e não para eles mesmos.

Como as pessoas chegam ao site?

As pessoas chegam ao site de diversas maneiras. Com certeza a mais usada é a famosa busca no Google. Praticamente tudo o que se procura no Google se encontra. Porem, existem outras formas das pessoas chegarem a um site:

-Dica de um amigo
-Banner em um site parceiro (aquele famoso quadradinho que fica mudando, mostrando propaganda)
-Links de um site que gostam e levam ao seu site
-Indicação de blogueiros

Já que estas são algumas maneiras de se chegar a um site, as soluções para quem quer aparecer são:

-Compre links patrocinados do Google (e outros buscadores como Buscapé)
-Tenha parceria com outros sites, para colocar seus banners
-Indique outros sites para ser indicado por eles, nem sempre rola mas quando funciona é legal
-Crie conteúdo de qualidade, pois a opinião de um blogueiro que tem mais de mil seguidores pode alavancar ou acabar com sua imagem.
-Divulgue seu site em fóruns que abordem o assunto, mas cuidado: vale a regra dos blogs - se não tiver conteúdo de qualidade, melhor nem passar por lá.

Para que estas coisas se realizem, na hora de fazer um site o web design e o cliente devem estar atentos a algumas coisas importantes:
Quais são os objetivos do site?
Qual o público que ele vai atingir?
Quais os sites e blogs esse publico costuma acessar, para que se possa criar uma parceria?
Como simplificar ao máximo o layout, para facilitar ao máximo a navegação e ao mesmo tempo não deixar o site sem graça?

Outros sites e blogs muito bons para iniciantes e profissionais

Sites

Blogs



Nenhum comentário:

Postar um comentário